Por: Diário Digital Castelo Branco
Concertos com António Zambujo, Pedro Abrunhosa e Mayra Andrade, além do bailado clássico Lago dos Cisnes, marcam a agenda cultural de Castelo Branco "Cultura Vibra" para o último trimestre de 2019.
Concertos com António Zambujo, Pedro Abrunhosa e Mayra Andrade, além do bailado clássico Lago dos Cisnes, marcam a agenda cultural de Castelo Branco "Cultura Vibra" para o último trimestre de 2019.
"Com esta agenda, chegamos ao décimo ano de programação cultural ininterrupta, pelo município de Castelo Branco, uma constância e um investimento que demonstra bem a importância que a cultura tem assumido no desenvolvimento da nossa comunidade", explica o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia.
O autarca sublinha ainda que ao longo deste período foram realizadas mais de duas mil iniciativas e passaram centenas de milhar de espectadores em exposições, espetáculos, sessões de cinema e conferências.
"Esta dinâmica estende-se ao apoio para edição de mais de uma centena de livros e outras publicações. Cada vez mais, há sinais do crescimento da atividade artística com base local e esta agenda dá mais um sinal dessa realidade", sustenta.
A agenda Cultura Vibra para o último trimestre de 2019 assinala também o início de uma relação programática do jazz com a vila de Alcains.
"Em novembro, teremos o duo Mano a Mano no Centro Cultural de Alcains, que fará um concerto antecedido de uma conversa, algures entre a oficina de jazz e a conferência. O jazz não ficará por aqui, pois receberemos no Centro de Cultura Contemporânea [de Castelo Branco] o baterista norte-americano Ali Jackson, fazendo parte do trio do saxofonista Ricardo Toscano. Também neste caso, a formação será um ponto de destaque, com Ali Jackson a dinamizar uma oficina de percussão", frisou o autarca.
A música continua a ser uma das áreas artísticas dominantes da agenda cultural de Castelo Branco e neste trimestre marcam presença Mayra Andrade, cujo concerto está agendado para a sexta-feira, no Cineteatro Avenida, às 21:30.
O músico português António Zambujo apresenta os seus últimos trabalhos no Cineteatro Avenida, no dia 01 de novembro, pelas 21:30.
"Do Avesso" é o seu novo álbum que, à semelhança dos seus discos anteriores, é agora apresentado em palcos do mundo inteiro. Ao oitavo álbum, o músico voltou a reinventar-se e alargou as fronteiras da sua linguagem musical recorrendo à participação da Orquestra Sinfonietta de Lisboa e ao contributo de três dos mais talentosos músicos e produtores nacionais: Nuno Rafael, Filipe Melo e João Moreira.
Pedro Abrunhosa sobe ao palco do Cineteatro Avenida no dia 14 de dezembro, pelas 21:30, para apresentar o seu mais recente disco de originais, "Espiritual", que reflete dois anos de gravações com o Comité Caviar.
No campo da dança, o bailado clássico "Lago dos Cisnes" regressa a Castelo Branco pelo Russian Classical Ballet, que dá um espetáculo no Cineteatro Avenida, no dia 05 de dezembro, pelas 20:30.
A agenda Cultura Vibra apresenta ainda um conjunto vasto de outras iniciativas como teatro, exposições fotográficas, entre outras que decorrem ao longo do quarto trimestre do ano.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet