Penamacor: Colóquio de Arqueologia e História reúne dezenas de investigadores Ibéricos

Penamacor recebe, nos dias 25, 26 e 27 de outubro, o II Colóquio de Arqueologia e História do Concelho de Penamacor – 40 anos depois – Ciências, Territórios e Saberes em Mudança.

  • Cultura
  • Publicado: 2019-10-20
  • Autor: Diário Digital Castelo Branco

Penamacor recebe, nos dias 25, 26 e 27 de outubro, o II Colóquio de Arqueologia e História do Concelho de Penamacor – 40 anos depois – Ciências, Territórios e Saberes em Mudança. O evento reunirá dezenas de investigadores de Portugal e Espanha e decorrerá no Salão Nobre dos Paços do Concelho do Município de Penamacor e no Auditório da Escola de Música da Vila, situado no edifício do Ex-Quartel Militar.

O programa encontra-se completo e dele constam três dias repletos de investigação sobre arqueologia, história e património. O primeiro dia é dedicado à Memória do Primeiro Colóquio, no qual decorrerão algumas homenagens mas também comunicações com o tema “Fronteira, Património, Desenvolvimento e Futuros”. No segundo dia, decorrem três painéis, sendo que o primeiro se dedica ao “Território Malcata-Gata, entre a Pré-História e o Domínio Romano”, o segundo dedicado aos “Tempos de Guerra e de Paz na Fronteira Penamacor Extremadura do Século XII ao Século XX” e um terceiro que visa os “Patrimónios Materiais e Imateriais da Raia Luso-Extremenha”. Já no último dia, decorrem diversas visitas guiadas ao património histórico e arqueológico da região.

O II Colóquio de Arqueologia e História do Concelho de Penamacor – 40 anos depois – Ciências, Territórios e Saberes em Mudança pretende assinalar os 40 anos da reunião pioneira que decorreu em 1979. Este evento pretende, ainda, atualizar e renovar as problemáticas, os objetos de estudo e as linhas de investigação das duas áreas que se encontrarão em debate, numa perspetiva transfronteiriça e de futuro comum.

PUB

PUB

PUB

PUB