Fundão recebe Instameet Arte Pública Fundação EDP

A Fundação EDP, o Município do Fundão e a plataforma cultural Gerador irão dinamizar, de 8 a 10 de novembro, no Fundão, um instameet dedicado ao Programa Arte Pública Fundação EDP.

  • Cultura
  • Publicado: 2019-11-07
  • Autor: Diário Digital Castelo Branco

A Fundação EDP, o Município do Fundão e a plataforma cultural Gerador irão dinamizar, de 8 a 10 de novembro, no Fundão, um instameet dedicado ao Programa Arte Pública Fundação EDP.

Durante três dias, os instagrammers @sofiadias_, @voodoolx, @faricas e @isabelnolascophotography irão conhecer as obras de arte pública do projeto Fund'Arte.

O projeto Fund'Arte englobou dez intervenções de arte pública, nas localidades de Alcaria, Capinha, Pêro Viseu e Vale de Prazeres, numa parceria entre o Município do Fundão, Fundação EDP e Produções Fixe. Guga Liuzzi, artista plástico, Joana Valadão e Mariana Duarte Santos, vencedoras do passatempo Ilustra a tua terra, foram os autores das intervenções no concelho do Fundão.

O instameet pressupõe duas iniciativas de entrada livre abertas ao público em geral, ambas pensadas como um complemento às obras de arte criadas na região. No âmbito da intervenção de Guga Liuzzi que ilustra um sapateiro, irá ter lugar, no dia 9 de novembro, sábado, às 16h30, no Largo da Igreja, na Pêro Viseu, a exibição da curta-metragem "Sapateiro", de Vasco Sá e David Doutel, seguida de uma conversa informal com Joaquim Catarro, sapateiro local de 80 anos.

No dia 10 de novembro, domingo, às 15h00, Miguel da Bernarda, fundador da banda Brass Wires Orchestra, irá apresentar, na Rua Aurélio Pinto Castelo Branco, em Vale de Prazeres, um concerto único que passará pela interpretação moderna de clássicos da canção popular. Este concerto terá como pano de fundo uma obra de arte de Joana Valadão, Guga Liuzzi e Mariana Duarte Santos.

Os instagrammers terão, ainda, a possibilidade de descobrir a cultura local, com momentos dedicados a conhecer a gastronomia, a história e as paisagens, como um passeio guiado à Aldeia Histórica de Castelo Novo.

O instameet do Fundão é o 11º e último organizado pela Fundação EDP e pela plataforma Gerador no ano de 2019.

O Município do Fundão é o sétimo núcleo de intervenção do programa Arte Pública da Fundação EDP que é orientado para zonas rurais e visa o acesso à arte e o envolvimento da população em novas experiências culturais, bem como estimular o desenvolvimento local através da realização de obras de arte pública em meios rurais. Através do Programa Arte Pública Fundação EDP foram já criadas mais de 80 intervenções artísticas em localidades no Algarve, Alentejo, Ribatejo, Médio Tejo e Trás-os-Montes. A par do Fundão, o programa está também agora a ser alargado a Braga, no Minho, contando com o apoio da EDP Distribuição.

PUB

PUB

PUB

PUB