Município de Proença-a-Nova promove hábitos de leitura nos alunos através do teatro

Fomentar hábitos de leitura e, ao mesmo tempo, auxiliar os alunos a compreender as obras literárias foram os principais objetivos das duas sessões de teatro que aconteceram nos dias 26 e 27 de novembro, no Auditório Municipal, destinadas aos alunos do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova e do ensino pré-escolar da creche “A Carochinha” e do “O Cortiço”.

  • Cultura
  • Publicado: 2019-12-02
  • Autor: Diário Digital Castelo Branco

Fomentar hábitos de leitura e, ao mesmo tempo, auxiliar os alunos a compreender as obras literárias foram os principais objetivos das duas sessões de teatro que aconteceram nos dias 26 e 27 de novembro, no Auditório Municipal, destinadas aos alunos do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova e do ensino pré-escolar da creche “A Carochinha” e do “O Cortiço”.

Inserida no âmbito do Projeto de Combate ao Insucesso Escolar, promovido pelo Município de Proença-a-Nova, esta ação envolveu a apresentação de duas peças protagonizadas pelo Grupo de Teatro Atrapalharte e cujos temas são baseados em obras que estão inseridas no Plano Nacional de Leitura. A primeira peça, intitulada "A girafa que comia estrelas" foi dirigida às crianças do pré-escolar e 1º ciclo, e conta a história de uma girafa e de uma galinha que certo dia ficam com o seu habitat ameaçado devido à falta de chuva, cuja trama serve de ponto de partida para explicar aos mais pequenos a questão das alterações climáticas e a importância da responsabilidade e consciencialização ambiental. A segunda, com o título T'Ulisses, destinou-se aos alunos do 2º ciclo, é uma peça inspirada na obra original "Odisseia" de Homero, recomendada pelo Plano Nacional de Leitura para 6.º ano de escolaridade. 

Além de auxiliar professores e alunos na análise das obras e fomentar hábitos de leitura, esta este tipo de atividades também permitem o acesso ao teatro a públicos que de outra forma não o teriam. 

Estas atividades estão integradas no projeto "Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar", cofinanciado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FSE (Fundo Social Europeu).

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