Por: Diário Digital Castelo Branco
A Amato Lusitano - Associação de Desenvolvimento tem três novos projetos aprovados, no valor de 103 mil euros, no âmbito do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego e Fundo para o Asilo, Migração e a Integração.
"Estes três projetos, que englobam na sua totalidade 103.500 euros, "permitirão a melhoria das respostas sociais já prestadas por esta associação e incorporam a intenção de alcançar um conjunto de objetivos estratégicos que se constituem e irão reforçar o âmbito e a qualidade da intervenção da ALAD", explica, em comunicado, a Amato Lusitano.
O primeiro projeto, que decorre até 31 de dezembro de 2021, vai permitir à associação dinamizar três ações de formação junto da Rede de Parceiros da Estrutura de Apoio à Vítima de Violência Doméstica, nomeadamente ao nível da formação de agentes qualificados que atuem no domínio da violência doméstica e da prevenção, sensibilização e combate ao tráfico de seres humanos e no apoio às vítimas.
Já o projeto "Migrantes e Refugiados: Pistas para uma Intervenção Multissetorial", que vai decorrer até junho de 2022, irá permitir a publicação de um recurso técnico-pedagógico, através da apresentação de estudos de caso e recursos de ação para um acolhimento eficaz e a integração multissetorial dos migrantes e refugiados na sociedade local.
Por último, o projeto "Português Língua de Integração - PLIN" tem como objetivo promover, até dezembro de 2022, ações de ensino não formal de língua, cultura e democracia portuguesa junto dos estrangeiros residentes no concelho de Castelo Branco.
"A associação congratula-se com facto de as candidaturas elaboradas pelas suas equipas internas obterem uma taxa de aprovação de 100%, destacando ainda o facto da candidatura Português Língua de Integração ter ficado em primeiro lugar a nível nacional", conclui a nota da ALAD.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet