Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 22 de julho de 2020

Agricultores de Castelo Branco exigem indemnizações pelos prejuízos causados por animais selvagens

Por: Diário Digital Castelo Branco/Lusa

A Associação Distrital de Agricultores de Castelo Branco (ADACB) defende indemnizações aos agricultores, que sofreram prejuízos provocados por animais selvagens.

Em comunicado, a ADACB refere que os agricultores são vítimas dos animais selvagens, com destaque para javalis e corças, que têm destruído culturas sazonais, sobretudo milheirais, batatais e hortícolas, e culturas permanentes como pomares, vinhas, olivais e soitos.

"A situação, que está fora de controlo, tem provocado enormes prejuízos aos agricultores, a ponto de centenas de pequenos e médios agricultores estarem a ser obrigados a deixar de produzir", lê-se na nota.

A ADACB realça que a dimensão e a continuidade do problema "não têm sido eficazmente enfrentadas pelas entidades" e aponta o dedo ao Ministério da Agricultura e ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Face a esta situação, defendem medidas como a atribuição de "indemnizações" aos agricultores vitimas dos prejuízos provocados por animais selvagens e querem que o ICNF e os Ministérios da Agricultura e do Ambiente e da Ação Climática "garantam o controlo das populações de animais selvagens para que a situação se regularize".

Defendem ainda a alteração do Decreto-Lei no 2/2011, "de forma a responsabilizar mais o Ministério da Agricultura, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática, e o ICNF, pelos prejuízos causados por animais selvagens, sobretudo nas regiões onde a situação esteja fora de controlo, e para gerir casos de incumprimento por parte de outras entidades envolvidas".

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!