Fundão: BE questiona Governo porque é que a ETAR dos Enxames nunca funcionou

O Bloco de Esquerda (BE) quer saber se o Governo tem conhecimento que a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) dos Enxames, concelho do Fundão, nunca entrou em funcionamento, apesar de construída há quase 12 anos.

  • Região
  • Publicado: 2021-09-02 06:01
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Numa questão subscrita pelo deputado José Manuel Pureza e dirigida ao Ministério do Ambiente e Ação Climática, o BE salienta que a ETAR custou 981.372 euros, sendo que 834.166 euros foram suportados pelo FEDER.

O BE frisa que se trata de um “investimento feito para nada” e lembra que esta não é a primeira vez que alerta para o problema.

“Em outubro de 2020, face a esta situação inexplicável, o Bloco de Esquerda solicitou uma reunião à Junta de Freguesia dos Enxames, na qual foi prometida a resolução do problema até ao final desse ano, em parceria com o Município do Fundão. Mas o certo é que tudo continua na mesma”, aponta.

Os bloquistas explicam ainda que, numa visita que efetuaram ao local, na segunda-feira, comprovaram que a “infraestrutura está praticamente abandonada sem ter sido ainda sequer utilizada, cheia de mato, não se conseguindo sequer perceber bem onde estão os mecanismos necessários para o tratamento de efluentes”.

“Não é admissível que, num país membro da União Europeia em pleno século XXI, permaneça assim por cumprir um direito absolutamente elementar de todas as pessoas: o direito ao saneamento básico através de uma rede pública”, acrescentam.

Deste modo, o BE questiona o Governo sobre se tem conhecimento desta situação e sobre a razão pela qual a mesma se mantém, passados 12 anos.

Quer ainda saber que “diligências tenciona o Governo tomar para que, com a máxima brevidade, a ETAR e a rede de saneamento em causa entrem em funcionamento, em benefício da população”.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB