Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Desporto 7 de dezembro de 2021

Conseguirá Portugal chegar ao Mundial?

Por: Diário Digital Castelo Branco

O sorteio para determinar os últimos confrontos europeus na qualificação para o Campeonato do Mundo de 2022, no Qatar, aconteceu no dia 26 de novembro, em Zurique, na Suíça.

A partir desse exato momento, as casas de apostas começaram a aferir as possibilidades de cada equipa. Se quer saber mais informações pode encontrá-las neste artigo. Agora, vamos explicar tudo o que necessita de saber sobre o respetivo sorteio e sobre o caminho que a Seleção Nacional terá de percorrer para estar presente no próximo Mundial.

Foram apuradas 12 equipas para o “play-off”. Os seis mais bem classificados em segundo lugar da fase de grupos foram colocados no Pote 1 e disputam a meia-final do "playoff" em casa. Os restantes seis segundos lugares serão colocados no Pote 2, jogando fora.

No Pote 1, estavam Itália, Portugal, Rússia, Escócia, Suécia e o País de Gales. Enquanto no Pote 2 ficou a Áustria, República Checa, Macedónia do Norte, Polónia, Turquia e Ucrânia.  Deste sorteio resultaram três caminhos possíveis. De acordo com o site da UEFA, no caminho A, o País de Gales enfrentará a Áustria nas meias-finais, sendo que um deles medirá ainda forças com o vencedor do jogo entre a Escócia e a Ucrânia. 

O caminho B traz consigo uma meia-final entre a Rússia e a Polónia, onde uma delas encontrará na final o vencedor da partida entre a Suécia e a República Checa, podendo haver uma final entre Zlatan Ibrahimovic e Robert Lewandowski, caso as suas Seleções consigam vencer as respectivas meias finais. Por último, no caminho C, Portugal irá receber a Turquia, e quem tiver melhor resultado disputará o jogo entre a Itália e a Macedónia do Norte. Note-se que este caminho conta com a participação do último campeão europeu (Itália) e do penúltimo campeão europeu (Portugal). E por isso, há já uma certeza: uma delas não irá marcar presença no Mundial de 2022. 

De recordar que depois da derrota em casa com a Sérvia, Portugal falhou a qualificação direta para o Mundial de 2022. Porém, a Seleção das Quinas não falha a fase final de uma grande competição desde o Euro 2000, o que por si só contribui para a esperança de um resultado positivo. 

Tal como avançou o Observador, Portugal tem «boas memórias da Turquia», a quem ganhou seis dos oito encontros realizados. Dessas seis vitórias, cinco foram em compromissos oficiais, alcançando os seguintes resultados: 5-1 em casa e 1-0 fora na qualificação para o Mundial de 1966; 1-0 na fase de grupos do Europeu de 1996; 2-0 nos quartos do Europeu de 2000; e 2-0 na fase de grupos do Campeonato do Mundo de 2008. Já com a Itália, o histórico mostra que em 27 partidas, a Seleção venceu apenas seis, averbando ainda três empates e 18 derrotas. 

Fernando Santos, selecionador nacional, reagiu ao sorteio, ao canal 11, citado pelo Observador, afirmando que «não vale a pena falar no assunto Itália, como dizia o Mancini é preciso ganhar antes… Temos de nos concentrar na vitória frente à Turquia primeiro. Também tem coisas positivas enquanto sorteio como jogar em casa, mas primeiro temos de ganhar à Turquia. Isto evita desgastes e nessa fase da época as viagens trazem um pouco mais de dificuldades. Sobre o sorteio, sorteio é sorteio… Turquia? É uma equipa com jogadores de muita qualidade que depois no plano coletivo pode ou não funcionar. Colocam sempre muitos problemas e não vale a pena olhar para o que aconteceu no Europeu. Dentro dos dados que temos, joga em 4x3x3, mas, sobretudo, temos de nos preparar bem para estes jogos e veremos depois o outro resultado e adversário».

Importa referir que caso Portugal não seja qualificado, podemos não voltar a ver Cristiano Ronaldo numa fase final do Mundial, uma vez que o jogador já conta com 36 anos de idade.   As meias-finais realizam-se no dia 24 de março e as finais no dia 29 de março de 2022.  

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!