Por: Diário Digital Castelo Branco/Lusa
Os vereadores do Sempre - Movimento Independente na Câmara de Castelo Branco querem saber qual a estratégia do executivo para a captação de investimento para a região, acusando os socialistas de “falarem muito pouco” sobre economia e investimento.
O vereador do Sempre Jorge Pio questiona o presidente do executivo socialista sobre a estratégia e sobre as ações que estão a ser desenvolvidas para captação de investimento para Castelo Branco, salientando que se tem “falado muito pouco” sobre economia e investimento.
“Quais são as perspetivas sobre esta matéria, porque parece estar interrompida a captação de empresas tecnológicas”, questionou, durante a reunião pública do executivo camarário, na passada 6ªfeira, dia 15 de Julho.
Jorge Pio manifestou-se preocupado e deu como exemplos, a Câmara do Fundão que está a instalar um campus tecnológico, num investimento de cinco milhões de euros e com a criação de 450 postos de trabalho, ou mesmo a Guarda, cidade escolhida por uma empresa fundanense para investir 1,5 milhões de euros na sua expansão e criar, para já, 40 postos de trabalho.
Estes exemplos serviram, segundo o vereador, para situar o assunto na reunião e “merecem a nossa reflexão sobre o que se passa à nossa volta”.
O presidente da Câmara de Castelo Branco disse registar “com agrado” a atenção do vereador do SEMPRE - Movimento Independente com aquilo que se passa.
“Eu, tal como o senhor, defendemos uma região forte e estamos atentos ao que se passa. A estratégia da Câmara Municipal é forte, estamos a trabalhar e em devido tempo procuraremos esclarecê-lo quanto a novas empresas e sobre o resultado da atração de emprego e como se consubstancia no nosso concelho”, sublinhou.
A construção do IC31, ligação entre a A23 e a fronteira de Termas de Monfortinho, em perfil de autoestrada, voltou à discussão na reunião pública do executivo pela voz da vereadora do SEMPRE, Ana Teresa Ferreira.
A autarca aproveitou a recente presença do presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, numa reunião de empresários e de autarcas na cidade espanhola de Cáceres, para voltar ao tema do IC31.
“Por isso, questiono o presidente [Leopoldo Rodrigues] que esteve no encontro. O que é que defendeu nesse encontro [sobre o IC31]?”.
A vereadora salientou a preocupação dos espanhóis com a alteração da proposta do Governo português, que muda por completo o perfil do IC31, que deixa de ser construído como uma autoestrada.
Leopoldo Rodrigues disse que o município “mantém a sua posição” sobre o perfil de autoestrada defendido para o IC31 e sobre as insinuações feitas pela vereadora sobre a falta de coragem para confrontar ou pressionar o Governo, a resposta foi curta: “Quanto à coragem, ficamos por aqui. Não tenho comentários a fazer.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet