Por: Diário Digital Castelo Branco
A assinatura de Protocolos de Apoio a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS's) – Lares e Centros de Dia do Concelho da Covilhã, decorreu esta 3ªfeira, dia 13 de Dezembro, cuja proposta foi aprovada em reunião de Câmara no passado dia 25 de Novembro, perfazendo um valor global de 350.000,00€.
Reconhecendo a importância destas Entidades enquanto promotoras do desenvolvimento e coesão social no Território e dando assim continuidade a um conjunto de medidas de apoio às comunidades, designadamente com o reforço da capacidade de intervenção social das Instituições, o Município pretende desta forma minimizar os impactos com os custos inerentes aos consumos de água, eletricidade, gás e combustível, referentes aos anos de 2022 e de 2023, considerando ainda a atual conjuntura sócio económica.
Esta medida, apresentada pelo Presidente da Autarquia, Vítor Pereira, enquadra-se no conjunto de medidas preventivas de proteção e apoio às instituições privadas de solidariedade social, lares e centros sociais do Concelho da Covilhã.
Tendo em conta que as IPSS assumem importância determinante enquanto entidades promotoras do desenvolvimento e coesão social no território e têm vindo a suportar um considerável aumento de custos, para fazer face ao agravamento da inflação.
O Município da Covilhã quer dar o seu contributo através de medidas que visem valorizar as Instituições do Concelho e que permitam combater as fragilidades emergentes.
Em comunicado enviado ao Diário Digital Castelo Branco, Vítor Pereira, presidente da Câmara da Covilhã, refere que “o grande objetivo desta medida é ajudar as IPSS do Concelho da Covilhã, que têm feito um esforço no atual panorama de agravamento socio- económico”.
O Presidente da Câmara reconhece que “houve um agravamento dos custos, por isso, e para fazer face a esses gastos, entendemos por bem disponibilizar esta verba, de forma equitativa, equilibrada e justa”.
“As IPSS desempenham um papel fundamental na nossa comunidade, protegendo e cuidando dos que mais precisam. O Município, no âmbito das suas atribuições na área do apoio social, está sempre disponível para ajudar estas instituições. É o que temos feito e vamos continuar a fazer”, concluiu o autarca.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet