Castelo Branco: Pedro Coelho é sócio de mérito do CNAPEF

O elemento da Associação de Profissionais de Educação Física (APEF) de Castelo Branco, Pedro Coelho, viu o seu trabalho reconhecido com a atribuição do título de sócio de mérito do Conselho Nacional de Associações de Profissionais de Educação Física (CNAPEF) este sábado, 28 de Setembro, em Viseu.

  • Educação
  • Publicado: 2024-09-30 06:30
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Neste evento de âmbito nacional, integrado no Dia Europeu do Professor de Educação Física, e promovido pelo CNAPEF, foram reconhecidos e homenageados onze professores de Educação Física pela sua carreira de relevo na Educação Física e no Desporto.

Pedro Manuel Cabeleira Marques Coelho é sócio de Mérito da Conselho Nacional de Associações de Profissionais de Educação Física e Desporto.

Na caminhada da atividade física, cedo foram dados os primeiros passos. O tempo ia passando e o sonho de um dia vir a ser Professor de Educação Física, surgido ainda na infância, ia ganhando asas. 

Na sua juventude, várias foram as modalidades que pisou, mas foi pela Natação e pelo Voleibol que se apaixonou e mais se dedicou. Ainda na juventude, para além de praticante, cedo reconheceu o gosto de partilhar, assumindo os estatutos de monitor em classes de Ginástica e Natação e o de árbitro no Voleibol.

Em 1991, inicia o seu percurso no ensino superior, licenciando-se em Professor do Ensino Básico – variante de Educação Física, pela Escola Superior de Educação de Castelo Branco. Mas os horizontes académicos não se ficavam por aqui, a sua caminhada seguia agora para Lisboa, onde frequentou o Mestrado em Desenvolvimento Motor da Criança, na Faculdade de Motricidade Humana.

Já em ambiente escolar, foram vários os cargos desempenhados. No seu percurso enquanto professor acumulam-se as funções de diretor de turma, delegado de grupo, coordenador do Desporto Escolar, responsável pela disciplina de oferta de escola de “Trampolins” e de docente de Cidadania e Desenvolvimento.

Durante o seu percurso profissional é notório o seu reconhecimento pelo Desporto Escolar, abraçando diversos desafios como responsável por grupos/equipas de Ginástica, Voleibol, Basquetebol e Badminton e integrando o grupo de professores responsável pelo desenvolvimento de vários projetos complementares.

Participou em vários regionais e nacionais de Badminton, de Basquetebol 3x3 e no Gira Volei alcançando várias classificações de destaque, nomeadamente de campeão nacional de basquetebol 3X3. Foi responsável pelo Centro de Formação Desportiva de Voleibol – CALVO sediado na Escola Básica Afonso de Paiva, promovendo a modalidade na escola e junto dos professores de Educação Física do distrito de Castelo Branco.

O reconhecimento, por parte dos seus pares, da sua competência e dinamismo levou-o a integrar novos projetos, tendo integrado a estrutura do Desporto Escolar, no então CAE de Castelo Branco. Foi docente convidado na ESE de Castelo Branco, onde ao longo de três anos lecionou as Cadeiras de Desenvolvimento Motor, Propedêutica do Voleibol e Didática do Voleibol. Mais tarde, no curso de Atividade Física e Desportiva, foi responsável pela disciplina de Ginástica. 

Mostrando disponibilidade para ter uma intervenção cívica na comunidade, organizou, durante quatro anos e 50 edições, a atividade FULL MOON RUN PARTY – Castelo Branco. Em noites de lua cheia desafiava as pessoas a correrem, caminharem e experimentarem outras atividades físicas de forma informal, contribuindo para a promoção da prática regular da atividade física.

Em termos associativos, para além de ter participado em vários movimentos cívicos, integrou, durante vários mandatos, a direção da Associação de Profissionais de Educação Física de Castelo Branco (APEFCB), pertencendo atualmente ao Conselho Fiscal. Como dirigente associativo e como associado, tem sido um elemento preponderante no desenvolvimento de vários projetos, nomeadamente no programa para a comunidade “Acerte o Passo”, “Acertar Conversas” e “Aqui Nós Fazemos Assim”. 

Pelo trabalho desenvolvido ao longo da carreira profissional, pela sua determinação, pelo seu espírito de sacrifício e capacidade de trabalho, pela disponibilidade e amizade demonstrada para com os seus colegas e alunos, pelo seu sentido crítico e de justiça e pela sua capacidade de inovar, Pedro Manuel Cabeleira Marques Coelho é merecedor do reconhecimento por parte do CNAPEF como sócio de mérito.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB