A comunidade da aldeia de Medelim, concelho de Idanha-a-Nova começou a reunir-se na Páscoa para tricotar à mão o pinheiro com 6 metros e as figuras alusivas à época.
“Este projeto tem como finalidade atingir dois grandes objetivos: o primeiro é envolver toda a comunidade e assim promover a cidadania e manter a nossa população ocupada e ativa; e o segundo é trazer notoriedade e visitantes à nossa linda aldeia”, refere a Junta de Freguesia de Medelim em comunicado de imprensa.
Na primeira edição da iniciativa, a árvore de Natal contava com 788 quadrados, 3,80 metros de altura e um diâmetro de cerca de 12 metros. Atualmente, a estrutura, que se encontra instalada numa rotunda, apresenta-se “ainda mais majestosa”.
O pinheiro, inaugurado a 30 de novembro, atinge agora os seis metros de altura e 12 metros de diâmetro. É compostO por 1.200 quadrados de croché, cada um medindo 20×20 centímetros. Cerca de 60 mulheres da comunidade dedicaram-se a este projeto desde a Páscoa. Na rotunda à entrada de Medelim, também se podem admirar um Pai Natal, uma rena, um trenó e três duendes, todos tricotados à mão.
Em frente à Junta de Freguesia, destaca-se o presépio, que inclui cerca de 40 elementos, igualmente confecionados à mão. Além das figuras tradicionais, foram criadas representações de profissões e tradições locais, como o lenhador e o criador de porcos.
Tanto a árvore de Natal como o presépio podem ser visitados até ao Ano Novo. A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova salienta que este é um “projeto que envolveu a comunidade para embelezar ainda mais a aldeia”.
Carregue na galeria para ver algumas imagens da árvore de Natal e do presépio em croché.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet