Sertã: Romaria reforça impunidade de S. Nuno de Santa Maria

O sagrado e o profano misturam-se de forma harmoniosa no programa de mais uma edição da Romaria a São Nuno de Santa Maria, que este ano decorre de 23 a 27 de Abril, na vila de Cernache do Bonjardim. 

  • Cultura
  • Publicado: 2025-04-05 17:05
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Concertos musicais, recriações históricas, festins medievais, representações teatrais, eucaristias, procissões, palestras e espetáculos são alguns dos destaques do evento que é “um importante fator de união entre a população local, o seu movimento associativo e todos aqueles que participam neste momento de homenagem a S. Nuno de Santa Maria e à sua canonização”, sublinhou Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã.

O edil enaltece “a grandiosidade desta romaria inscrita no calendário religioso, mas também como evento consolidado no concelho, combinando duas realidades distintas: sagrado e profano. Esta é uma festa do povo, cujo programa ecléctico apresenta um certo espírito medieval, bem à imagem de São Nuno de Santa Maria”, refere Carlos Miranda.

Organizada pela Câmara Municipal da Sertã em parceria com a União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, a Romaria a São Nuno de Santa Maria arranca nos dia 23 e 24 de Abril com um pré-programa, que inclui um conjunto de encenações pedagógicas sobre Nuno Álvares Pereira, a decorrer nas escolas e instituições da freguesia.

O início oficial da romaria acontece na manhã do dia 25 de Abril, pelas 11:00 horas, no auditório da Junta de Freguesia, com a sessão solene de abertura, onde tomarão parte o pároco de Cernache do Bonjardim, Pe. Paulo Jorge, o reitor do Seminário das Missões, Pe. Luís Figueiredo, a presidente da União de Freguesias, Maria João Ribeiro, e o presidente da Câmara Municipal da Sertã, Carlos Miranda.

Logo depois decorre uma das novidades deste ano, um almoço medieval (mediante inscrição), a ter lugar no Refeitório do Seminário das Missões (13h). As inscrições são feitas presencialmente, na Junta de Freguesia, ou pelos telefones 274 809 318 ou 274 600 380, ou pelo e-mail j.f@jf-cernachebonjardim.pt, com o valor de reserva de 30€ p/pax . O almoço medieval contempla um menu medieval completo com entradas, sopa, prato, e sobremesa, acompanhado de espetáculo musical.

A parte da tarde será preenchida por espetáculos de rua, no adro da Igreja Matriz de Cernache do Bonjardim, a partir das 16:00 horas, com espetáculos de malabares com o grupo Tosta Mista. A partir das 21:00 horas, terá lugar a procissão das velas e a vigília a S. Nuno de Santa Maria, seguindo-se uma representação teatral, pelo grupo ACAL, subordinada ao tema «Nuno de Santa Maria: Um Caminho de Fé», no adro da Igreja Matriz.

Os concertos musicais desta noite decorrerão numa tenda montada junto ao Jardim da Memória, subindo ao palco o conhecido artista nacional José Cid (22h), seguindo-se o Grupo Inovação (00h30) e o DJ Kadiv (01h30).

O arranque do dia 26 de Abril acontece, pelas 10:30 horas, com a palestra «A religiosidade em Nuno Álvares Pereira/S.Nuno de Santa Maria e o seu impacto atualmente», no auditório da Junta de Freguesia. Ao meio-dia, o grupo Tosta Mista regressa ao adro da Igreja Matriz de Cernache do Bonjardim para mais um espetáculo de malabares.

O programa da tarde inicia-se, pelas 15:30 horas, com um cortejo medieval, que percorrerá algumas das ruas do centro histórico de Cernache do Bonjardim, culminando num festim medieval com danças e festas ao largo e música, a decorrer na quinta do Seminário das Missões.

O grupo ACAL repete, pelas 21:00 horas, a representação teatral «Nuno de Santa Maria: Um Caminho de Fé», no adro da Igreja Matriz, seguindo-se, no mesmo local, um espetáculo de percussão e fogo. A tenda no Jardim da Memória recebe, posteriormente, os concertos desta noite, com as atuações da Banda Cosmos (22h), dos conceituados Némanus (23h) e dos DJ's The Sound of the Striped Mustache e Hugo Rafael (1h).

O sagrado domina a programação da manhã do dia 27 de Abril. A partir das 09:00 horas, acontece a romagem das capelanias do concelho até Cernache do Bonjardim, tendo como ponto de encontro a rotunda da Estátua de Nuno Álvares Pereira. Pelas 10:30 horas, avança o hastear da bandeira, seguido de procissão com os elementos das capelanias, acompanhados pela Sociedade Filarmónica Aurora Pedroguense e a participação dos Bombeiros Voluntários de Cernache do Bonjardim e da GNR da Sertã.

A Eucaristia Dominical de Ação de Graças a S. Nuno de Santa Maria inicia-se às 11h, na Igreja do Seminário das Missões, decorrendo posteriormente o cortejo aos Paços do Bonjardim. Às 15h, far-se-á a receção dos ranchos convidados para o XXXIX Festival de Folclore (organização do Rancho Folclórico e Etnográfico de Cernache do Bonjardim), seguindo-se o desfile e as respetivas atuações no Jardim da Memória. Depois do cair da noite, as atenções voltam a concentrar-se na tenda instalada no Jardim da Memória, onde atuam Ricardo Nunes (21h30) e a artista Sónia Quim Costa. 

de referir que, de 21 a 26 de Abril, às 18:00 horas, haverá visitas guiadas ao Seminário das Missões. Além disso, entre os dias 25 e 27 de abril acontecerá um Mercado de Produtos Locais no Largo da Igreja Matriz de Cernache do Bonjardim e no Jardim da Memória funcionará um espaço de restauração.

 

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB