Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 26 de junho de 2012

Sertã: Grupo Coral do Sertanense em Madrid

Por: Diario Digital Castelo Branco

O Grupo Coral do Sertanense deslocou-se recentemente a Madrid para participar num Concerto internacional que encerrou com chave de ouro o primeiro ano do Projecto Comunitário TESST. 

O Grupo Coral do Sertanense deslocou-se recentemente a Madrid para participar num Concerto internacional que encerrou com chave de ouro o primeiro ano do Projecto Comunitário TESST – “Traditional European Songs Singing Together”.

Foi em Setembro de 2011 que o Sertanense Futebol Clube viu aprovada a candidatura efectuada ao Projecto TESST, uma parceria GRUNDTVIG no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida PROALV. Desde então, o Grupo Coral do Sertanense representou Portugal num conjunto de Encontros que já levaram o nome da Sertã às cidades de Onesti, na Roménia, de Montemurlo (Prato), em Itália, e, mais recentemente, a Rascafria, no norte da capital espanhola.

Em Madrid, o Grupo Coral do Sertanense participou num Concerto organizado pela Asociación Fondo Cultural Sierra Norte de Madrid, onde teve a oportunidade de apresentar um arranjo musical do Maestro Paulo Reis para a popular marcha de Hermegildo Figueiredo e Geny Telles, “Sertã Bonita Sertã”.

Está já a ser preparada a participação portuguesa no Projecto, um Concerto que trará à Sertã, em Março de 2013, representantes dos vários parceiros do Grupo Coral do Sertanense nesta iniciativa, designadamente o Coro Armonia Onesti, da Roménia, o Coro Local de Okehampton, do Reino Unido, o Coro Local de Montemurlo, de Itália, o Coro Madrigalchor Weimar, da Alemanha, e o Coral Canticum Novum, de Espanha.

O Projecto TESST visa essencialmente o envolvimento de pessoas com mais de 50 anos de idade, a diminuição do risco de exclusão social, a experiência de partilha e expressão cultural, a aquisição de conhecimentos digitais e a comunicação em línguas estrangeiras, tendo como pano de fundo a música enquanto expoente máximo de manifestação da unidade na diversidade. Concretiza-se através de visitas a cada um dos seis parceiros do projecto, com a realização de um Concerto por visita, com a participação dos membros dos Coros visitantes.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!