Por: Diario Digital Castelo Branco
A apresentação nacional do livro "Pensamentos", da autoria do Padre João Avelino (capelão no Hospital Amato Lusitano), decorrerá dia 17 de setembro na Biblioteca Municipal de Castelo Branco, às 16 horas.
A apresentação nacional do livro "Pensamentos", da autoria do Padre João Avelino (capelão no Hospital Amato Lusitano), decorrerá dia 17 de setembro na Biblioteca Municipal de Castelo Branco, às 16 horas.
A cerimónia será presidida pelo presidente da Câmara albicastrense, Luís Correia, contando com a presença do Bispo da Diocese de Portalegre e Castelo Branco, D. Antonino Dias, do diretor da editora RVJ - Editores, João Carrega, e do autor da obra, João Avelino.
A obra inédita no país, tem o alto patrocínio da Câmara de Castelo Branco, e assume-se como um dicionário de pensamentos. Nas cerca de 500 páginas, o autor que recolhe pensamentos há mais de 20 anos, ordenou-os por temas e por ordem alfabética.
Com a chancela da RVJ - Editores, o livro resultou de um trabalho de pesquisa de João Avelino. Na sua nota introdutória o autor explica que "esta obra tem sido elaborada desde há vinte anos, de quando estive num ano de reflexão e reciclagem em Salamanca. Comecei por concretizar o que desde sempre me seduziu: encontrar frases, provérbios, anedotas e reflexões que pudessem dar resposta a interpelações em diversas circunstâncias e ocasiões".
No seu entender, "o pensamento é a base e a raiz do comportamento e do respetivo crescimento. Os pensamentos são a melhor herança dos sábios que não se deteoram, nem perdem a validade e a continuidade".
Por sua vez, o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, considera no seu texto que escreveu para esta obra, que “Pensamentos é um livro único pela sua singularidade, criatividade, mas sobretudo pela sua sensibilidade. O resultado final demonstra toda a dimensão humana de quem ao longo dos últimos 20 anos recolheu pensamentos diversos, catalogou-os e reuniu-os num dicionário de mensagens, ordenado pelo alfabeto. O Padre João Avelino colocou neste seu livro uma dedicação imensa. Algo que não surpreende. Quem o conhece sabe que é essa a sua maneira de ser e de estar".
Finalmente, João Carrega, diretor da RVJ Editores, escreve no prefácio que "esta é uma obra de consulta. É um espaço de reflexão, que não tem o objetivo de ser lido de fio a pavio, como se de um romance se tratasse. Mas é um livro útil e original, que apesar de editado estará sempre inacabado".
A entrada na apresentação é livre e aberta ao público.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet