Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Cultura 11 de setembro de 2015

Vila Velha de Rodão promove 4ª edição de “ Poesia, um dia"

Por: Diario Digital Castelo Branco

A quarta edição do evento “ Poesia, um dia “, organizado pela Biblioteca Municipal da autarquia de Vila Velha de Ródão, vai decorrer de 19 a 26 de setembro, e apresenta, de novo, uma diversidade de ações direcionadas para diferentes públicos.

A quarta edição do evento “ Poesia, um dia “, organizado pela Biblioteca Municipal da autarquia de Vila Velha de Ródão, vai decorrer de 19 a 26 de setembro, e apresenta, de novo, uma diversidade de ações direcionadas para diferentes públicos.

Destas ofertas culturais destacam-se uma residência literária, uma oficina de escrita no ambiente, uma residência de ilustração e design gráfico; e, para o público escolar, oficinas de poesia, escrita criativa e desenho sonoro, recortes de papel, pintura, e o espetáculo «Afinal o Íbis», pela Associação Artística Andante.

Nomes como Jaime Rocha, diretor literário do «Poesia, um dia», Margarida Vale de Gato, José Luís Costa, Inês Dias, Marta Chaves são o garante do elevado nível de qualidade que se prevê presenciar nas valências deste encontro.

Segundo o comunicado enviado à redação do Diário Digital Castelo Branco, haverá também lugar à apresentação da editora Volta d’Mar, de dois números do jornal “ É Absolutamente Certo” e da obra poética “ O Rio que Vem Depois” de Vergílio Alberto Vieira, com textos criados pelo autor na última residência literária em que participou, tendo como motivo de inspiração alguns locais deste concelho.

Tornaram-se já grande atrativo os passeios de barco no rio Tejo, diurnos e noturnos, onde poetas e participantes emprestam a voz à leitura de poemas do seu agrado, com destaque, desta feita, para a poesia de António Salvado.

 Também uma visita literária à «Casa do Gigante», o café concerto «Anita no Brasil», um  piquenique com leitura de poesia, jantares- tertúlia, comboio de poesia de Lisboa a Ródão dinamizado pelo poeta Nuno Moura e exposições complementam a programação de um encontro que se afirma pela sua singularidade.

De realçar, a apresentação de um vídeo-poema na Herdade da Urgueira, a partir do livro “ A Terceira Miséria “ de Hélia Correia, à qual foi recentemente atribuído o Prémio Camões, uma amiga da biblioteca de Ródão e uma das impulsionadoras do «Poesia, um dia». Este trabalho é o resultado da residência da Terceira Pessoa Associação, na aldeia da Foz do Cobrão, que contou com o envolvimento de elementos do Clube de Leitura de Autores Clássicos da BMJBM e da comunidade.

O Presidente da Câmara Municipal, Luís Pereira, receberá os poetas convidados no edifício da autarquia, num gesto de reconhecimento pelo seu contributo para a promoção da literatura neste território do interior e a afirmação do nome de Vila Velha de Ródão no panorama da cultura nacional.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!