Por: Diario Digital Castelo Branco
“Pensar Fazer” é uma exposição coletiva de esculturas que estará patente até 31 de agosto na Galeria Municipal Comendador João Martins, em Proença-a-Nova.
“Pensar Fazer” é uma exposição coletiva de esculturas que estará patente até 31 de agosto na Galeria Municipal Comendador João Martins, em Proença-a-Nova.
As peças foram desenvolvidas por nove alunos finalistas da Licenciatura de Escultura da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa que se debruçaram sobre a problemática do pensar e do fazer que, em muitos casos, se encontram desfasados. “Em escultura fazer é pensar e pensar é fazer, realidades inerentes”, refere João Castro Silva, professor auxiliar e escultor, em comunicado enviado ao Diário Digital Castelo Branco.
“É preciso aprender as potencialidades dos materiais para depois saber o que fazer com eles. É fundamental pensar a matéria como elemento que existe e se apresenta a priori como ideia e como forma. A escultura assenta numa relação profunda que permite a colaboração criativa da matéria”, sintetiza.
Ana Sofia Neves, Carolina Duarte, Carolina Jorge, Catarina Mendes, Jéssica Burrinha, Liliana Alcaria, Marta Oliveira, Paulo Dias e Vítor Pontes são os alunos responsáveis pela transformação da matéria em esculturas, lembrando “que é na matéria que a ideia toma corpo e é aí que existe, num mundo que é concreto e intrinsecamente subjetivo”. Para ver o resultado da reflexão durante o mês de agosto na Galeria Municipal.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet