Por: José Manuel R Alves
Com apenas nove anos, o albicastrense João Francisco tem feito desde há quatro anos, um percurso notável na vertente desportiva do Kart, fruto do seu empenho, paixão e muita adrenalina que, "sinto sempre que início uma competição", sublinha o também aluno do quarto ano da Escola da Mina em Castelo Branco.
"Sinto-me feliz, porque consigo conciliar os estudos com a atividade desportiva, sempre com bons resultados", reitera o jovem.
Seu pai, Ricardo Santos é o maior impulsionador, acompanhando os treinos no Kartódromo de Castelo Branco para além das provas nacionais onde João Francisco esteja presente.
"Adorava um dia disputar a Fórmula 1, um sonho que mantenho desde que entrei para esta vertente desportiva", realça com entusiasmo o campeão, verdadeiro orgulho albicastrense que, tem no seu treinador Elói Roxo, a sua "jóia" da esperança no sucesso futuro. "Tem-me acompanhado quer nos treinos ou nas provas nacionais, para além de me incentivar a fazer sempre o melhor resultado possível".
Obtendo obtido em Portimão, o primeiro e um terceiro lugares em provas do campeonato nacional, João Francisco, confessa que as ultrapassagens foram a maior dificuldade que sentiu, embora presentemente com uma maior experiência, "esse obstáculo está solucionado, pelo que, sem receio consigo competir com os outros meninos/pilotos", conclui.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet