Por: Diário Digital Castelo Branco com Lusa
O Nacional deixou este domingo, dia 11 de Setembro, o último lugar da II Liga portuguesa de futebol, ao vencer por 2-1 no reduto do Sporting da Covilhã, na quinta jornada do campeonato, depois chegar ao intervalo em desvantagem.
Gildo inaugurou o marcador, aos dois minutos, mas, após o descanso, Clayton, aos 56, e Witi, já aos 88, deram a volta ao resultado e os madeirenses quebraram uma série de três derrotas consecutivas, enquanto os serranos somam cinco jogos sem ganhar e ainda não venceram em casa.
Os ‘leões da serra’ marcaram o golo madrugador logo no segundo minuto de jogo, num lance em que o moçambicano Gildo, assistido por Marsico, recebeu a bola à entrada da área e, em zona frontal, atirou rasteiro e colocado para a baliza.
Após o golo, o Nacional soube reagir, empurrou o Covilhã no terreno, mostrou maior facilidade em construir jogo, em criar desequilíbrios e em aproximar-se da área adversária, mas sem conseguir traduzir essa superioridade em ocasiões de golo.
Gustavo, Marisco e Zé Manuel ameaçaram a baliza dos locais, que, responderam num livre de Gilberto, que rematou em jeito por cima da barra, e, duas vezes, por Zé Tiago.
No reatamento, o Sporting da Covilhã foi a primeira formação a criar perigo, por Gildo, mas Macedo respondeu e, aos 56 minutos, os insulares chegaram à igualdade.
Na sequência de um livre, Bruno Bolas fez uma defesa incompleta numa primeira investida e Clayton, na insistência, bateu o guardião serrano, com um remate rasteiro.
Aos 69 minutos, Dudu podia operar a reviravolta, mas, sozinho em zona frontal, foi perdulário.
Num jogo intenso, o Covilhã foi ganhando fulgor, sem conseguir concretizar e, quando os madeirenses pareciam mostrar maior desgaste, selaram a reviravolta, num contra-ataque conduzido por Esteves e finalizado por Witi, depois de tirar Adams do caminho.
O resultado permite ao Nacional subir à condição sete lugares na classificação, para o 11.º posto, enquanto o Covilhã, ultrapassado pelos madeirenses, caiu do 12.º para o 15.º lugar, com cinco pontos, menos um do que o adversário.
Jogo no Estádio Santos Pinto, na Covilhã.
Sporting da Covilhã – Nacional, 1-2.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Gildo, 02 minutos.
1-1, Clayton, 56.
1-2, Witi, 88.
Equipas:
- Sporting da Covilhã: Bruno Bolas, Tiago Moreira (Diogo Cornélio, 45+1), Adams, Jaime, Jorginho, Seydine N’diaye, Gilberto, Zé Tiago, Nuno Rodrigues (Tamba, 60), Gildo (Kukula, 84) e Agustín Marsico (Aponza, 60).
(Suplentes: Vítor São Bento, Casagrande, Sérgio Quintero, Perea, Cornélio, Dudu, Aponza, Fabrice Tamba e Kukula).
Treinador: Leonel Pontes.
- Nacional: Daniel, Gustavo Silva (Paulo Vítor, 90+2), Clayton, Rafael Vieira, José Gomes, Sérgio Marakis (Carlos Daniel, 77), Macedo, Danilovic, Witi, Zé Manuel (Luís Esteves, 70) e Dudu (Calero, 70).
(Suplentes: Encarnação, Paulo Vítor, Bruno Gomes, Luís Esteves, Wallisson Bahia, Jota, Calero, Carlos Daniel e André Sousa).
Treinador: Filipe Cândido.
Árbitro: Hélder Carvalho (AF Santarém).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Gustavo Silva (74).
Assistência: Cerca de 350 espetadores.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet