Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Desporto 10 de novembro de 2022

Futebol de formação, o caso do Sport Benfica e Castelo Branco

Por: Diário Digital Castelo Branco

Os recentes acontecimentos que chegaram à redação do Diário Digital Castelo Branco apontam para um eminente desastre financeiro, moral e ético por parte do Sport Benfica e Castelo (SBCB) e dos seus dirigentes.

O Diário Digital soube que apenas recentemente os treinadores adstritos à formação deste clube receberam os salários em atraso relativos à época 2021-2022 e que, no que concerne à época 2022-2023 o SBCB ainda não regularizou qualquer mensalidade.

Acresce, ainda, declarado ao Diário Digital, que alguns treinadores receberam as referidas quantias não através da conta bancária do SBCB, entidade contratante, mas através do MBway do Presidente do SBCB, diga-se conta pessoal. Simultaneamente, também informaram este jornal online, que os jogadores séniores do SBCB têm já salários em atraso.

É comumente conhecido que a divida financeira do SBCB tem crescido abruptamente com a Presidência de Jorge Neves [também Presidente da Assembleia Municipal de Castelo Branco] contudo, este dirigente não se tem refutado a contratar novos jogadores, assumindo assim outros e maiores encargos financeiros para o SBCB, conduzindo e agravando a situação financeira do clube, pois, refira-se, que o clube não encaixa qualquer receita com a saída de jogadores mas assume compromissos financeiros na contratação de jogadores.

O Diário Digital, também sabe, que o SBCB recebe anualmente para gestão da formação de atletas, elevadas quantias financeiras por parte do Município, mas as queixas avolumam-se na falta de apoios diretos aos jogadores, em dificuldades de tesouraria para compromissos de gestão corrente com as equipas, assim como, na gestão corrente e administrativa de atletas.

Pessoas envolvidas denunciam que “têm sido os pais a suportar alguns custos. Se não fosse o apoio dos pais era impossível… O ano passado foram os pais que tiveram de assumir pagamentos de mensalidades a alguns treinadores diretamente”.

Mais recentemente o Diário Digital teve conhecimento da polémica sobre as transferências de jogadores da formação entre clubes de Castelo Branco – refira-se, desde já, a inexistência formal de qualquer contrato escrito de formação entre atleta(s) e os clubes, após o “rasgar” de um protocolo de entendimento para a formação existente entre os clubes de Castelo Branco – mais concretamente “rasgado” entre o SBCB e o Desportivo de Castelo Branco – pela inscrição do atleta na Federação Portuguesa de Futebol suportada financeiramente pelos pais e ainda com a assunção financeira dos custos inerentes ao exame médico por parte dos pais – exceção na ARCBV - informando o Diário Digital que a Presidência do SBCB não responde há cerca de dois meses aos pedidos de transferência que lhe são e foram formulados por escrito pelos pais.

Em declarações ao Diário Digital, referem que "estas atitudes comprometem a saúde mental das crianças e dos pais, assim como, demonstram uma falta de ética e de valores morais por parte do SBCB perante tais pedidos. As respostas que nos têm sido dadas são constrangedoras, ameaçadoras e criticas, pois, muitas são diretamente efetuadas pelos dirigentes junto dos atletas menores, quer telefonicamente quer por mensagens", afirmam.

Mediante estas declarações e interesse público que esta atividade desportiva representa para a formação individual dos jovens atletas, o Diário Digital pergunta: Será ou poderá entender-se a formação no SBCB como a ditadura do que está certo para mim e menos a democracia do que está certo para todos? Onde reside a fronteira do interesse do atleta e o interesse do SBCB? Onde reside a fronteira da formação do atleta e do desinteresse do atleta? Como pode o SBCB remeter-se ao silêncio perante os pedidos dos atletas \ pais para a desvinculação, nomeadamente, o seu Presidente perante os demais pedidos que lhe foram formulados?

Contactado para se conhecer a sua reação e poder exercer o Direito ao Contraditório sobre estas acusações, o Presidente do SBCB, Jorge Neves, nada disse até ao fecho da edição desde artigo do Diário Digital Castelo Branco. 

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!