Por: Diário Digital Castelo Branco
A Escuderia Castelo Branco viu o seu trabalho em torno da preservação do ambiente e da sustentabilidade reconhecido pela Federação Internacional de Motociclismo que decidiu atribuir, à organização portuguesa, o FIM ENVIRONMENTAL TROPHY, nos FIM AWARDS 2022 que se realizaram em Rimini, Itália.
Segundo informação a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso, o Troféu Ambiental da FIM é uma distinção da entidade que tutela o desporto motorizado das duas rodas a nível mundial em que reconhece a forma como as organizações ligadas ao fenómeno do desporto do motociclismo contribuíram para a preservação e a protecção do meio ambiente, com a promoção de uma maior consciencialização para as questões ambientais.
Em 2022, o troféu foi atribuído à Escuderia Castelo Branco pelo trabalho que a organização albicastrense tem desenvolvido nesta área e, em particular, pelo projecto de sustentabilidade e ambiental que apresentou e aplicou durante o 1º Estágio de Mini Enduro no Parque de Desportos Motorizados de Castelo Branco, que teve lugar no dia 4 de junho.
Durante esta iniciativa, as crianças e os jovens participantes puderam praticar a modalidade com os pilotos portugueses Gonçalo Sobrosa (Beta Portugal) e Rita Vieira (Yamaha Motor Portugal) que participam em Campeonatos do Mundo. Além disso, com o apoio da Federação Portuguesa de Motociclismo, a colaboração dos comissários da FIM e que são elementos da Escuderia, Nelson Matos e Marta Jesus, e de toda a equipa da organização, desenrolou-se uma acção de sensibilização sobre sustentabilidade junto dos mais novos que procurou alertar para a necessidade de preservar o meio ambiente nas competições.
Para além de praticarem enduro durante o estágio, os participantes foram incentivados a separarem os resíduos, adoptarem uma alimentação saudável, entre outros. A iniciativa recebeu, desde logo, a certificação de ECO EVENTO, atribuída pela VALNOR, a entidade parceira da Escuderia em tudo o que se relaciona com a política ambiental da organização.
O Troféu Ambiental foi atribuído pela FIM a este projecto da Escuderia e que ficou à frente de candidaturas como o Mundial de Endurance, realizado no circuito francês de Paul Ricard, ou do campeonato de Mini Motas Eléctricas que teve lugar em Espanha.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet