Por: Diário Digital Castelo Branco
Vinte e três anos depois, a equipa de seniores masculinos da Associação Desportiva e Cultural (ADC) de Proença-a-Nova venceu a Taça de Honra José Farromba, numa final disputada no domingo passado, dia 4 de Junho contra o Clube Académico do Fundão que se jogou no Complexo Desportivo do Valongo, em Castelo Branco.
“A época fechou com chave de ouro com a conquista da Taça de Honra da Associação de Futebol de Castelo Branco, premiando o trabalho realizado pela ADCPN numa época em que fomos também campeões juvenis”, afirma, em nota de imprensa enviada ao Diário Digital Castelo Branco, João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, felicitando todos os atletas. “Estes títulos traduzem a aposta assertiva na formação dos nossos jovens através da atividade desportiva do futebol em que o Município tem, de forma próxima e enquanto parceiro, promovido a sua ação”.
Em relação à final, com muitos adeptos de ambas as equipas nas bancadas, o jogo foi equilibrado durante os 90 minutos, com o Fundão a adiantar-se no marcador por duas vezes e o Proença-a-Nova a conseguir o empate já nos descontos. Aos quatro minutos do prolongamento, a ADC ficou pela primeira vez em vantagem, tendo o Fundão reposto a igualdade pouco tempo depois. Na segunda parte do prolongamento, a equipa proencense voltou a adiantar-se no marcador, fixando o resultado nos 3-4 e evitando os penáltis.
Em declarações à comunicação social, o presidente da ADCPN mostrou-se muito satisfeito com o resultado e destacou a juventude da equipa, que jogou com um juvenil e alguns jogadores juniores. “O troféu é deles e eles merecem”, afirmou Carlos Proença. Já o treinador Fernando Casquinha realçou a qualidade da equipa adversária: “era um jogo difícil, eles estavam desfalcados e nós acabámos por ter a sorte do jogo, mas também acho que a procurámos sempre. É uma vitória justa e irmos à Taça de Portugal é ótimo”.
Em maio, a equipa de Juvenis da ADCPN em Futebol de 11 já se tinha sagrado Campeã Distrital, garantindo o campeonato no último jogo da época: dependendo apenas de si própria para festejar o título, a equipa orientada por Marcelo Mendes venceu o Covilhã por 5x1. Com este resultado, a ADC Proença-a-Nova sagrou-se Campeã Distrital, somando 18 pontos, consequência de cinco vitórias e três empates, com mais dois pontos que o 2º lugar.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet