Por: Diário Digital Castelo Branco
Um ritmo bastante elevado, com interesse desde o momento da partida e altamente competitivo, foi assim que o Campeonato de Portugal de Ralis 2 Rodas Motrizes se apresentou em Castelo Branco, o primeiro rali da fase de asfalto da temporada de 2023.
Rafael Cardeira e Luís Boiça mostraram estar à altura do desafio, com um andamento muito rápido que permitiu assegurar a 4ª posição nas Duas Rodas Motrizes e, com isso, arrecadar pontos importantes para o campeonato.
No primeiro dia da competição organizada pela Escuderia Castelo Branco, o piloto do Sporting Clube de Portugal começou por entrar na prova com um ritmo alto, mas a tentar evitar erros. Face à competitividade dos concorrentes deste campeonato, a luta pelos lugares cimeiros depressa se viria a revelar uma tarefa dura, o que obrigou Rafael Cardeira a atacar de forma mais sistemática na segunda etapa, referindo: "Começamos a participação na prova de forma mais cautelosa para perceber onde nos posicionávamos. A partir das primeiras especiais de sábado, acabámos por aumentar um pouco o ritmo para conseguirmos rodar entre os mais rápidos e não conseguimos evitar um despiste que nos fez perder bastante tempo".
O piloto do Renault Clio R3T viria então a fazer uma recuperação progressiva, onde não se livrou de alguns problemas mecânicos que dificultaram a tarefa: "Sentimos constantemente algumas falhas de potência durante as especiais que hipotecaram um melhor resultado final. Mas no global, foi uma participação positiva, onde os pontos foram muito importantes para manter o campeonato em aberto nesta fase onde me sinto mais à vontade." À partida para a Power Stage, Cardeira encontrava-se em 5º lugar, a 3,2 segundos do 4º posto no CPR 2RM e um último ataque permitiu alcançar esta posição, relançando assim as contas do campeonato antes da próxima prova.
Rafael Cardeira prepara agora o próximo desafio do calendário competitivo, o Rali Vinho Madeira que se realiza de 3 a 5 de agosto. Esta será a sua primeira participação na prova da região autónoma, o que obriga o piloto a um trabalho de preparação ainda mais minucioso.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet