Por: Cristina Valente
Noite de sexta-feira 13, noite de Bruxas, Lobisomen, da Diabólica, de mulheres de preto e de branco, feitiços e maus olhados. A Associação Outrém quis mostrar aos albicastrenses algumas das histórias e superstições da Beira Baixa.
Noite de sexta-feira 13, noite de Bruxas, Lobisomen, da Diabólica, de mulheres de preto e de branco, feitiços e maus olhados.
A Associação Outrém quis mostrar aos albicastrenses algumas das histórias e superstições da Beira Baixa.
José Carlos Moura, presidente da Outrém, recorda que a Associação tem uma vasta recolha etnográfica, "algumas centenas de horas de gravações". A associação também fez algumas publicações relacionadas com as figuras mitológicas da beira, "que são diferentes das outras regiões do país" esclarece José Carlos Moura.
Na passada noite de sexta-feira 13, o que a Associação quis foi fazer, na Alcáçova do Castelo foi uma ritualização da investigação feita ao longo dos anos.
A iniciativa é para repetir, para, "tentar reviver e preservar aquilo que é nosso e que está em risco de se perder".
José Carlos Moura adiantou em primeira mão à nossa reportagem que a Outrém vai no inicio de 2016 um livro infantil sobre uma lenda da Beira Baixa.
Luís Correia, autarca Albicastrense, considera esta iniciativa da Outrém mais uma forma de animação e dinâmica do Castelo e zona envolvente, "sempre consideramos que devíamos explorar mais esta zona antiga da cidade, trazendo iniciativas, dinâmica, pessoas".
O autarca destacou também a originalidade da iniciativa da Outrém, "esta é uma iniciativa de louvar porque não é uma copia, de outra coisa qualquer, é uma noite de bruxas ligada às nossas tradições e às nossas histórias".
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet