Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Cultura 30 de novembro de 2015

Castelo Branco: Diocese promove exposição de Ex-Votos

Por: Cristina Valente

Imagens de Fé, Ex-Votos, é a exposição que está patente até final de janeiro no Edifício dos CTT. Uma exposição organizada pela Comissão de Bens Culturais da Diocese de Portalegre e Castelo Branco, em parceria com a autarquia Albicastrense.

Imagens de Fé, Ex-Votos, é a exposição que está patente até final de janeiro no Edifício dos CTT.

Uma exposição organizada pela Comissão de Bens Culturais da Diocese de Portalegre e Castelo Branco, em parceria com a autarquia Albicastrense.

A exposição é o inicio de uma prática que a Comissão de Bens Culturais da Diocese  pretende levar a cabo de forma contínua e regular.

Segundo o padre Francisco Valente, a Comissão, que integra também 2 elementos de Castelo Branco, vai paralelamente a todo o conjunto de ações de salvaguarda e gestão do património da Diocese, divulgar e valorizar o vasto e importante acervo que constitui os Bens Culturais da Diocese.

Esta exposição, no antigo edifício dos CTT de Castelo Branco, apresenta um “conjunto significativo de ex-votos” provenientes das diversas paróquias da diocese.

O ex-voto é um quadro, imagem, objeto de cera ou outra expressão da arte ou artesanato popular, com que os fiéis agradecem a Deus, a Nossa Senhora ou ao santo da sua devoção, por um milagre que lhe atribuem, cumprindo uma promessa feita durante um período de aflição.

D. Antonino Dias, Bispo da Diocese que presidiu à inauguração, destacou a preocupação da Diocese na salvaguarda do seu património, "a igreja ao longo dos tempos fez muito património, estragou algum, é verdade, mas ainda mantém muito e o que temos queremos mante-lo com qualidade e que continue a ser uma espécie de catequese viva, para quem vê".

Para preservar com qualidade, D. Antonino Dias, alertou para a necessidade de se fazerem restauros apenas com autorização da Comissão de Bens Culturais da Diocese, "há por ai algumas coisas, que ainda hoje se restaura e que era melhor não terem restaurado, era melhor nada! Era melhor deixar estar como estava".

Luís Correia, autarca albicastrense, destacou a importância de mais uma "grande exposição" em Castelo Branco, esta em particular, numa altura de Natal, que se vem juntar a outras, como a Exposição Presépios do Mundo.

"Esta é mais uma exposição que vem contribuir para o trabalho que estamos a fazer no concelho, em termos culturais e que consideramos ser uma forma de nos enriquecer a nós próprios enquanto comunidade".

Imagens de Fé, Ex-Votos, uma exposição para ver no edifício dos CTT até final de Janeiro, com entrada gratuita.

 

 

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!