Por: Diario Digital Castelo Branco
No próximo dia 28 de fevereiro, às 15h00, na antiga escola primária do Juncal do Campo vai passar o documentário “PALMAS”. Esta projeção enquadrada pelos Fóruns “Finanças Éticas” e “Cidadania e Território” do qual a EcoGerminar fz parte, conta também com o apoio do projeto Há Festa no Campo e contará com a presença da realizadora Edlisa B. Peixoto onde terá também passagem por Faro, Lisboa, Coimbra, Porto e Covilhã.
No próximo dia 28 de fevereiro, às 15h00, na antiga escola primária do Juncal do Campo vai passar o documentário “PALMAS”. Esta projeção enquadrada pelos Fóruns “Finanças Éticas” e “Cidadania e Território” do qual a EcoGerminar fz parte, conta também com o apoio do projeto Há Festa no Campo e contará com a presença da realizadora Edlisa B. Peixoto onde terá também passagem por Faro, Lisboa, Coimbra, Porto e Covilhã.
“PALMAS” conta a incrível história de uma comunidade cearense, que transformou a situação inicial de “moradores de favela” no Brasil na década de 70 e criou uma série de soluções inusitadas pra resolver seus problemas socioeconómicos, o que resultou na criação de sua própria moeda O PALMAS e o Primeiro Banco Comunitário do Brasil; o Banco Palmas.
A organização refere que o filme documental de 62 minutos gravado em alta resolução, resulta de um projeto de pesquisa, elaboração de roteiro e busca incessante nestes nove anos. Uma história contada por seus protagonistas, pela comunidade que, todavia segue afinando seus instrumentos de desenvolvimento.
A diretora Edlisa Barbosa Peixoto ganhou alguns prémios pelo roteiro deste filme, chegando a receber bolsa espanhola para trabalhá-lo em Madrid por 3 meses com tutoria de vários realizadores ibero-americanos.
A projeção do documentário será seguido de um espaço de conversa num modelo de assembleia comunitária com a realizadora de modo a aprofundarem-se reflxões e possibilidaes de algumas das iniciativas identificadas puderem ser também uma realidade no nosso território, pelo que a organizção convida todos os interessados a participarem nesta iniciativa. E se tivéssemos a nossa própria moeda local?
Sobre “PALMAS” Titulo original: “PALMA”S Ano: 2014
País de Produção: Brasil Idioma original: português
Legendas: inglês Duração: 62 min Este filme foi realizado de forma independente a partir de premio recebido pela diretora Edlisa B. Peixoto pelo XI Edital Ceara de Cinema e Vídeo da Secretaria da Cultura do Estado do Ceara /Brasil.
“PALMAS” conta a incrível história de uma comunidade cearense, que transformou a situação inicial de “moradores de favela” na década de 70 e criou uma série de soluções inusitadas pra resolver seus problemas socioeconômicos, o que resultou na criação de sua própria moeda O PALMAS e o Primeiro Banco Comunitário do Brasil; o Banco Palmas.
O filme documental de 62 minutos gravado em alta resolução, resulta de um projeto de pesquisa, elaboração de roteiro e busca incessante nestes nove anos de um formato que fugisse de enfoques jornalístico, complacente ou exótico. É um filme sem ditame de estudiosos. Uma história contada por seus protagonistas, pela comunidade que, todavia segue afinando seus instrumentos de desenvolvimento.
Sinopse: O que está em jogo quando alguém decide mudar seu destino? O que é o dinheiro? O que é riqueza e pobreza? E se o que você sabe sobre dinheiro não for verdade? Na Década de 70, movido por interesses de especulação imobiliária, a Prefeitura de Fortaleza, desapropriou mil e quinhentas famílias de suas casas na zona costeira de Fortaleza. Essas famílias foram transferidas para um local há mais de vinte km de seu local de origem, sem a mínima infraestrutura de moradia e iniciaram um intenso movimento de reivindicações e lutas.
Essa seria mais uma história entre tantas que acontecem pelo Brasil e pelo mundo, não fosse o fato de que essa comunidade conseguiu não só, transformar-se de favela a bairro estruturado, mas criou seu próprio dinheiro: o PALMAS e um Banco! O primeiro banco Popular do Brasil; o Banco Palmas. Além da PALMATECNOLOGIA, que está agora sendo multiplicada pelo Governo Federal em mais de 100 municípios brasileiros e exportada para o mundo. São eles que contam essa historia.
Ficha Técnica
Direção / Realização: Edlisa B. Peixoto
Pesquisa: Edlisa B. Peixoto
Roteiro: Edlisa B. Peixoto/ Armando Praça
Produção: Edlisa Peixoto / Camila Batistele / Cesar Teixeira
Som: Danilo Carvalho Edição: Vitor Furtado/Alexandre Veras/ Marco Rudolf
Pós- produção de Imagem: Edlisa B. Peixoto/Alexandre Veras/ Vitor Furtado
Pós- produção de som: Danilo Carvalho
Transcrição Português: Ellyne Peixoto Legendas em inglês: Asier Asorena
Legendas em espanhol: Freddy Hormazabal
Dados do Diretor/Realizador: Filmografia Edlisa Peixoto: “PALMAS” - HDVV/56´ / 2013 Realizado com Premio IX Ceará Cinema e Vídeo/SECULT-CE “LAMBER A CIDADE” - HD PRA WEB/ 2011 - “O GESTO, A VOZ, O OLHO”- HDV/26´- 2009 Premio Ceará Cinema e Vídeo/ Selecionado no I FESTIVAL ETNOGRÁFICO DO RECIFE 2009 “ISTO NÃO É UMA LATA!” – DV 8´23´´/ 2008 Selecionado Mostra Terceira Margem de Vídeo 2008
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet