Diário Digital Castelo Branco - Torneio Luís Gouveia homologado Federação Portuguesa de Futebol assinou protocolo na Sertã Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Torneio Luís Gouveia homologado Federação Portuguesa de Futebol assinou protocolo na Sertã

A Câmara Municipal da Sertã, a Federação Portuguesa de Futebol e a Associação de Futebol de Castelo Branco, assinaram o protocolo de homologação de provas e atividades desportivas, numa cerimónia que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Sertã, no passado dia 1 de fevereiro.

  • Desporto
  • Publicado: 2019-02-07 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

A Câmara Municipal da Sertã, a Federação Portuguesa de Futebol e a Associação de Futebol de Castelo Branco, assinaram o protocolo de homologação de provas e atividades desportivas, numa cerimónia que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Sertã, no passado dia 1 de fevereiro. A assinatura deste protocolo corporizou a homologação da XXII edição do Torneio de Futsal Luís Gouveia.

José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, referiu-se ao torneio como “um dos principais eventos desportivos do Concelho da Sertã, prova organizada pelo Município da Sertã desde 1997, decorrendo já a sua 22.ª edição. O trabalho de vários anos que ajudaram a cimentar esta competição é agora reconhecido pela Federação Portuguesa de Futebol que homologou este torneio, conferindo-lhe um cunho e uma validade que em muito contribuirão para o seu reconhecimento e desenvolvimento futuro. Constitui motivo de orgulho e uma enorme responsabilidade, pois o torneio ascende agora a um novo patamar competitivo, que importa manter nos próximos anos”. O autarca aproveitou a oportunidade para sublinhar a amizade que une Fernando Gomes ao Concelho da Sertã, nomeadamente a “presença em galas desportivas, jogos oficiais e em gestos solidários, como foi o caso da recente visita para entregar as chaves das casas recuperadas através do fundo solidário da Federação Portuguesa de Futebol após terem sido destruídas pelos incêndios”.

Manuel Candeias, Presidente da Associação de Futebol de Castelo Branco, afirmou conhecer bem o Concelho da Sertã, que considera como uma segunda casa. Referiu-se ao futebol e ao futsal como sendo das “atividades sociais mais influentes para a divulgação do concelho,” fruto da disponibilidade da autarquia, que tem a “percepção das vantagens para a população decorrentes da prática daquelas modalidades, e da “necessidade de apoiar incondicionalmente os clubes do seu concelho”. A homologação do torneio visa a prática desportiva “com mais segurança e protecção para todos”, alicerçada na “ideia do futebol para todos”, o “futebol verdade, da saúde, do respeito mútuo, e dos milhões de praticantes”, “do convívio e da amizade e em que o fairplay dita a postura”.

Fernando Gomes, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, contextualizou aquele protocolo no âmbito da política e prática da FPF, que tem assinado protocolos deste tipo, colocando a sua chancela em todos os torneios e todas as atividades de recreação e lazer que se realizam por todo o país.

O responsável máximo da FPF sublinhou a “importância do trabalho e do apoio das autarquias que permite que muitos jovens tenham a possibilidade de praticar desporto” que, de outra forma não seria possível. O protocolo tem como principal objetivo assegurar a segurança das instalações desportivas, a saúde e a protecção dos atletas.

A homologação permite a integração dos cerca de 160 atletas das 13 equipas “debaixo do guarda-chuva da Federação Portuguesa de Futebol, que usufruirão de uma série de serviços” disponibilizados pela própria federação: ações de formação de dirigentes, treinadores, apoios para provas, etc.

Fernando Gomes acrescentou que foram assinados cerca de 40 protocolos deste género, contemplando já cerca de 40 mil atletas, por todo o país, que fazem parte da família da Federação Portuguesa de Futebol. 

Refira-se que a 22.ª edição do Torneio Luís Gouveia teve início a 26 de janeiro, cujos jogos se realizam no Pavilhão Desportivo Municipal da Sertã, todos os sábados a partir das 19 horas. O Torneio possui um site próprio (luisgouveia.cm-serta.pt), onde poderão ser consultadas diversas informações como classificações, equipas, calendário de jogos e história.

PUB

PUB

PUB

PUB