Por: Diário Digital Castelo Branco
A comitiva da natação das Associações Portuguesas de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Castelo Branco e Sertã, deslocaram-se até Lisboa para participar na 1ª Prova de Natação Região de Lisboa e Vale do Tejo Special Olympics Portugal, que decorreu nas piscinas municipais do Alvito (Alcântara).
Este evento foi organizado pela Crinabel em parceira com os Special Olympics Portugal, que contou com a presença de 40 nadadores. Segundo a informação enviada ao Diário Digital Castelo Branco, a comitiva foi composta por Anabela Antunes, João Gil e Rafaela Louro da APPACDM de Castelo Branco e António Jacinto da APPACDM da Sertã.
Em termos organizativos, a competição desenrolou-se tendo como base o princípio da equidade dos participantes e desta forma criaram-se diversos grupos competitivos atendendo aos tempos de inscrição dos mesmos. Esta forma de agrupar os atletas denomina-se de divisioning, sendo o processo mais adequado para tornar a competição mais justa para todos os atletas.
A nível classificativo, as atletas Rafaela Louro (50m livres e 25 mariposa) venceu as respetivas provas e Anabela Antunes alcançou o 3º lugar nos 25m livres e costas. No sector masculino, João Gil (APPACDM de Castelo Branco) e António Jacinto (APPACDM da Sertã) conquistam um brilhante 2º lugar na prova de 25m livres, sendo que estes atletas participaram em series diferentes. Ainda de notar, que o atleta sertaginense António Jacinto venceu a prova de 50m livres. Na prova de estafeta a comitiva conquistou o 2ºlugar da classificação geral.
De salientar, que tecnicamente a comitiva foi acompanhada por Hugo Afonso e Pedro Pires.
O evento foi pautado pela boa disposição, alegria e fair-play entre todos os participantes, o que fez com que além das provas muito disputadas existisse um ambiente de convívio entre todos.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet